Página Inicial >> Institucional Buscar    
  Institucional      
 
  História  
     
 
A Aliança Francesa é uma associação sem fins lucrativos, constituída livremente por pessoas que têm o objetivo de divulgar a língua e a cultura francesas no seu país de origem. Fundada em Paris, em 1883, a Aliança está presente em 138 países, com 1093 estabelecimentos que recebem o apoio do Ministério das Relações Exteriores da França, tanto nas políticas pedagógicas e culturais, quanto nos investimentos imobiliários. Cada associação é de direito local, regida pelas leis próprias a esse tipo de sociedade. O projeto de criação deve receber o aval do delegado geral da Aliança Francesa de Paris no país, que aprova os estatutos, os objetivos e as regras de funcionamento. A associação, uma vez criada, depende da autorização do Conselho de Administração da AF de Paris para o uso da logomarca ALLIANCE FRANÇAISE.

Considerada uma das mais tradicionais do Brasil e reconhecida internacionalmente, a Aliança Francesa do Recife foi fundada em 1946 por um grupo de intelectuais de grande importância na sociedade pernambucana, dentre eles, o professor Lucilo Varejão. Ao longo de mais de seis décadas, a AF do Recife participou intensamente na formação de gerações que aprenderam e se aprofundaram na língua francesa e que hoje ocupam posições de destaque em diversas carreiras, como diplomacia, letras e economia. A Aliança Francesa funciona como uma ponte entre o Recife e a França. Para complementar o ensino da sala de aula, promove, em parceria com importantes empresas e instituições, diversos eventos educativos que permitem ao aluno conhecer um pouco mais da cultura francesa. Além disso, estimula a divulgação da cultura pernambucana na França, visando fortalecer ainda mais o intercâmbio entre os dois países.

A promoção das trocas lingüísticas e culturais também é estabelecida com qualquer país francófono. Nos últimos anos, a presença da Aliança na cena cultural do Recife cresceu ainda mais. Dezenas de cursos, exposições, shows, debates, encontros, palestras e concertos foram promovidos por ela e por seus parceiros, com o objetivo de difundir os valores fundamentais da cultura francesa através do idioma.



     
Aliança no Brasil
Nas Alianças Francesas distribuídas pelo Brasil, anualmente passam cerca de 30 mil alunos que buscam o aprendizado e o contato com o idioma de Sartre e Victor Hugo. A instituição está presente nas principais cidades do país, oferecendo completa infra-estrutura, professores especializados e apoio pedagógico.
Visite os sites das Alianças Francesas no Brasil e conheça ainda mais o nosso trabalho!

http://www.aliancafrancesabrasil.com.br/

Administração

A Aliança Francesa do Recife reúne em sua diretoria nomes de intelectuais que estudaram na França e que possuem uma grande atuação na sociedade pernambucana.

Presidente: Fernando Menezes Campello de Souza

Vice-Presidente: Pedro Everton Schwambach

Primeiro Secretário: Gustavo Just

Segundo Secretário: Tomás Lapa

Primeiro Tesoureiro: Silvio Pessoa de Carvalho Júnior

Segundo Tesoureiro: Alexandre Stamford da Silva

Diretora das Relações: Nelly Carvalho

Diretora Cultural: Aridete da Motta Silveira

Diretor Geral: Eric Lahille diretoria@af.rec.br

Gerente Administrativa: Isabelle Medeiros isabelle.medeiros@af.rec.br

Diretor Acadêmico: Marcos Silveira marcos.silveira@af.rec.br

Coordenadora Pedagógica: Murielle Gonçalves coordination@af.rec.br

Bibliotecária: Tania Campello tania@af.rec.br

 

 
 
 
 
2018 - Alliance Française Recife
Derby
Rua Amaro Bezerra, 466 / Fone: (81)3202.6262

Seg a Sex: 7:00 às 12:30 / 14:00 às 19:30
Sáb: 8:00 às 13:00

Boa Viagem
Rua Sen. Hélio Coutinho, 206 / Fone: (81)3325.4312
Seg a Qui: 7:00 às 12:30 / 14:00 às 19:30
Sáb: 8:00 às 13:00 / Sex: 7:00 às 12:00

Mapa do Site