Logo Agenda Cultural Aliança Francesa

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS PROMOVE A QUINTA EDIÇÃO DA OFICINA FRANCO-BRASILEIRA DE ROTEIROS AUDIOVISUAIS

26-abr-2016 às 16:13 Pedro Almeida

When:
20 de abril de 2016 @ 09:00 – 10 de maio de 2016 @ 18:00
2016-04-20T09:00:00-03:00
2016-05-10T18:00:00-03:00
As aulas serão ministradas por especialistas franceses no Recife e no Rio de JaneiroO Festival Varilux de Cinema Francês realizará em junho a quinta edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais. A edição de 2016 terá duas novidades: a oficina do Rio de Janeiro será dividida em três temas – roteiros para TV, cinema e comédia, além disso, será ministrada pela primeira vez no Recife, na modalidade formatos para televisão.

Com orientação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do Festival International de Programmes Audiovisuels – FIPA, da França, o objetivo da oficina é qualificar o trabalho desenvolvido por roteiristas brasileiros profissionais através do intercâmbio com renomados roteiristas franceses. As aulas acontecem entre 6 a 11 de junho, no Rio de Janeiro, e 13 a 17 de junho, no Recife.

Com 20 vagas ofertada na capital pernambucana, a bancada de palestrantes contará com os roteiristas Corinne Klomp, que falará sobre os aspectos gerais do roteiro, Romain Compingt, que irá ministrar a aula sobre roteiro de cinema, Claire Barré, que focará em formatos para televisão, e Alain Layrac, especialista em roteiro de comédia.

As inscrições estão abertas de 20 de abril a 10 de maio. Os interessados devem enviar projetos de roteiros que serão analisados pela direção do Festival e o coordenador da oficina. Os projetos/participantes selecionados deverão ser representativos de uma diversidade de narrativas, gêneros e temáticas, além da diversidade geográfica. A lista dos aprovados será divulgada no site http://variluxcinefrances.com e nas redes sociais dia 16 de maio. A oficina será ministrada em francês com tradução em português.

No Recife, a iniciativa conta com o apoio do Consulado Geral da França no Recife, da Aliança Francesa Recife, em parceria com a Porto Digital/Porto Mídia, Fundaj/Centro Audiovisual Norte Nordeste (CANNE) e da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/FUNDARPE e o CEEA.

Os comentários estão desativados.