Logo Agenda Cultural Aliança Francesa

ALIANÇA FRANCESA RECEBE O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE REALIZADORES (FINCAR)

01-jul-2016 às 12:48 Pedro Almeida

When:
6 de julho de 2016 @ 00:00 – 9 de julho de 2016 @ 00:00
2016-07-06T00:00:00-03:00
2016-07-09T00:00:00-03:00
Cost:
R$ 3,00
De 06 a 09 de julho, a cidade do Recife recebe a primeira edição do FINCAR – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras. Uma produção da Orquestra Cinema Estúdios e Vilarejo Filmes, viabilizada pelo Governo de Pernambuco através do Funcultura Audiovisual, o FINCAR tem como objetivo fomentar o debate em torno da presença da mulher no cinema, propondo uma investigação do processo criativo audiovisual de realizadoras e apresenta um panorama dessas produções no mundo.

Com uma programação que apresenta 30 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, de dezenove países, além de rodas de diálogos, debates e cineclube. As sessões acontecem no Cinema São Luiz, no Centro do Recife, e terão seus ingressos comercializados com meia-entrada promocional para todos, no valor de R$ 3.

A programação conta ainda com a Mostra FINCAR-FICINE, realizada em parceria com o Fórum Itinerante de Cinema Negro, que promove a exibição de filmes de realizadoras africanas com entrada gratuita, no auditório da Aliança Francesa, Derby. Além disso, o evento recebe as Rodas de Diálogos “Cinema Negro no Feminino” e “Corpos Femininos no Cinema” no Paço do Frevo.

Na roda “Cinema Negro no Feminino”, o Fórum Itinerante de Cinema Negro propõe a reflexão sobre as construções de identidades e subjetividades na diáspora e na África, e a formação qualificada de público para debate sobre o Cinema Negro. Já a Roda de Diálogo “Corpos Femininos no Cinema”, traz o debate sobre a hierarquia da cadeia cinematográfica relacionada à não valorização das posições ocupadas pelas mulheres na mesma. Outra ação afirmativa do festival é a sessão especial Mulheres no Audiovisual PE, exibindo as obras produzidas pelo coletivo que reúne dezenas de cineastas pernambucanas no movimento de luta por igualdade e emponderamento das mulheres no audiovisual.

Informações:(81) 3184­3157 e http://fincar.com.br/

Os comentários estão desativados.