Logo Agenda Cultural Aliança Francesa

Atelier Cinéma apresenta os filmes: Amanhã (Demain)| Céu e Terra

20-jan-2017 às 10:01 Pedro Almeida

When:
16 de junho de 2017 @ 19:00
2017-06-16T19:00:00-03:00
2017-06-16T19:30:00-03:00
Where:
Aliança Francesa do Derby
R. Amaro Bezerra
466 - Derby, Recife - PE
Brasil
Cost:
Free

Curta-metragem: Céu e Terra

Duração: 9min 31seg

 

Projeto de Laura Tamiana, o curta é uma carta em vídeo entre Marsha Hanzi, uma das precursoras da Permacultura no Brasil, e Vandana Shiva, reconhecida cientista, ecofeminista e ativista ambiental indiana.

 

 

 

Documentário: Amanhã (Demain)

Duração: 1h 58min

 

Demain (Amanhã) é um documentário realizado pelos franceses Melanie Laurent e Cyril Dion, que tem tido um enorme sucesso em França. Uma produção que segue os dois protagonistas numa viagem à volta do mundo e que nos convida a conhecer um conjunto de respostas para superar os obstáculos ao desenvolvimento no âmbito da economia, das práticas democráticas, da educação, mas também da agricultura e da energia. O objetivo é simples: conhecer gente que, por esse mundo fora, tenta criar as bases para um desenvolvimento sustentável. E a mensagem é clara: existem, no Planeta, pessoas que trabalham para encontrar soluções concretas para fazer da Terra um lugar sustentável para todos.

 

 

 

Após a exibição dos filmes, será realizado um debate mediado pela professora da Aliança Francesa e doutora em cinema francês pela UFPE, Catarina Andrade, com os seguintes convidados:

 

 

Laura Tamiana

Artista visual, cineasta e produtora, tem especialização em Cooperação Artística Internacional, pela Universidade Paris 8, França. Concebe e realiza projetos que tem em comum o uso de ferramentas de criação para conectar pessoas e contextos, a partir de um viés afetivo e de questões em torno de identidade, pertencimento e propósito de vida; a exemplo de Retrato: substantivo feminino  e Céu e Terra. Realizou o documentário Por que não o paraíso? Integra o núcleo Mudar, que propõe uma programação em torno de práticas potentes para uma mudança de paradigm. Também atua na área terapêutica, com Constelações Sistêmicas.

 

Ludovic Aubin

Sociólogo. Doutor pelo IEDES (Paris I), com pesquisa sobre as dificuldades sociológicas e a urgência de implantar projetos sustentáveis na contemporaneidade. Atualmente, realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPE). A pesquisa desenvolvida trata da agroecologia (considerada na sua tripla dimensão: ciência, conjunto de práticas, movimentos sociais) e do potencial promissor que ela representa para superar alguns dos desafios das sociedades contemporâneas.

 

Sylvia Campos

Militante social desde os 12 anos, jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Direção de Entidades Não Lucrativas, Coordenadora Executiva do Movimento Infanto-Juvenil de Reivindicação e Presidenta da Internacional Socialista para Educação.

 

Luíza Cavalcante Santos Dias

Mulher negra, agricultora agroecológica, educadora popular, com formação em Agroecologia. Mora no Sítio Ágatha, área de região agrária, assentamento Chico Mendes l- Tracunhaém/PE. Desenvolve um pequeno agroecossistema apoiado no tripé da agroecologia militante, feminista e étnico racial. Participa da Terra e Vida-Associação Agroflorestal e é membra da Rede de Feiras de espaços agroecológicos, da REGA Brasil-Rede de Grupos de Agroecologia, FMPE, AMB-Artic. de Mulheres Brasileiras.

 

 

 

 

16/06 às 19h

 

Entrada Franca

 

Local: Auditório da Aliança Francesa do Recife, Unidade Derby

(Rua Amaro Bezerra, 466, Derby – Recife)

*Estacionamento reservado aos alunos da instituição

 

Informações:

(81) 3202.6262 www.af.rec.br

Os comentários estão desativados.