Logo Agenda Cultural Aliança Francesa

Atelier Cinéma apresenta S’en fout la mort

20-jan-2017 às 10:01 Pedro Almeida

When:
15 de setembro de 2017 @ 19:00
2017-09-15T19:00:00-03:00
2017-09-15T19:30:00-03:00
Where:
Aliança Francesa do Derby
R. Amaro Bezerra
466 - Derby, Recife - PE
Brasil
Cost:
Free

S’en fout la mort

Filme franco-alemão da diretora Claire Denis (1990)

O Atelier Cinéma, projeto da Aliança Francesa do Recife

para divulgar o cinema francófono, exibe a película de 1990 conta a história da amizade de Dah

(Isaach De Bankolé) e Jocelyn (Alex Descas), imigrantes de ex-colônias francesas que se veem envolvidos com rinhas ilegais no porão do restaurante onde trabalham.

Negros, à margem da sociedade, um nascido no Benin, no continente africano, e o outro nas Antilhas. Dah e Jocelyn sonham fazer fortuna em Paris, mas a clandestinidade é o que lhes resta. Confinados no porão para preparar os animais para as brigas, os protagonistas treinam um galo quase invencível – e revelam as camadas de humanidade que a metrópole não vê.

Nascida em Paris, mas criada na chamada África Francesa, Claire Denis costuma pousar o olhar sobre as questões do colonialismo, sob o ponto de vista de quem sente nas questões mais banais. Em entrevistas, a cineasta gosta de afirmar que seu cinema está interessado na “variedade da vida humana, em como as pessoas vivem”, e é por esse caminho que nos leva o filme apresentado pela Aliança Francesa.

Claire Denis acredita que o cinema deveria ser, antes de tudo, humano – focando as existências mais ordinárias, nas quais algumas vezes podem acontecer situações extraordinárias. Em “S’em fout la mort”, o espectador pode ter a certeza de encontrar um extraordinário representante desse tipo de cinema.

DEBATE – Após a sessão, a curadora do Atelier Cinéma, Catarina Andrade, promoverá um debate com o público, perpassando o tema do colonialismo e suas representações no cinema produzido na França. Doutora em Comunicação Social, Catarina Andrade é autora do livro “As fronteiras da representação – Imagens periféricas no cinema francês contemporâneo”.

15/09 às 19h

Entrada Franca

Aliança Francesa, unidade Derby

(Rua Amaro Bezerra, 466)

Informações:

(81) 3202.6262 | www.af.rec.br

*Estacionamento reservado aos alunos da instituição

Os comentários estão desativados.