Logo Agenda Cultural Aliança Francesa

Conferência “Cinema e Cordel”, com Sylvie Debs

26-jul-2016 às 11:45 Pedro Almeida

A conferência será baseada no livro de Sylvie Debs, estudiosa atenta do cinema nordestino, e que segue caminho singular nos estudos do cinema brasileiro. Em tempos de exaltação de valores e modelos de mercado, Sylvie investiga outras trilhas: as relações do cinema com formas tradicionais de expressão artística do povo brasileiro.

A poesia popular do Nordeste, escrita em folhetos de cordel ou improvisada nas cantorias, tem inspirado, ao longo de décadas, o nosso cinema. Não apenas por meio dos temas que divulga, mas, também, e sobretudo, das formas pelas quais essa poesia se expressa. Estes artistas são portadores de uma essência ancestral que não se esgota, embora se transforme. É o que estamos assistindo em nossos dias com a parceria do rap e da embolada. Talvez um dia o cinema filme como os cantadores cantam.

A relação entre cinema e poesia popular não se fez apenas por meio da busca de temas tradicionais do cordel, como o cangaço ou a comédia pícara. A aproximação mais rica se fez pela linguagem. E é aqui que este livro de Sylvie Debs, fina conhecedora das coisas do sertão e do cinema, abre caminhos que cabe ao leitor palmilhar.

Os comentários estão desativados.